Saiba o porquê dos dois caminharem juntos para garantir segurança e até economia numa obra.
Na hora de fazer um projeto de escoramento na sua obra, é importante ter em mãos não apenas o projeto estrutural, mas também o arquitetônico. Este documento apresenta a materialização do espaço que ainda está em planejamento, com uma representação da concepção. Por meio de um projeto arquitetônico, é possível detectar as melhores maneiras de atender às necessidades dos usuários e a forma de resolver todos os problemas deste processo. Basicamente esta documentação possui plantas de elevações e fachadas, que desmontaram à disposição dos ambientes, como uma leitura mais clara de como será a obra ao finalizá-la.
O objetivo, no geral, é prever possíveis problemas durante a execução da obra. E é exatamente por isso que é importante o projeto arquitetônico para elaboração do projeto de escoramento. “Desta forma, conseguimos ver as alvenarias que serão executadas, em muitos casos poder ser uma interferência ou um apoio para vigas. No projeto estrutural não conseguimos visualizar esses pontos, então essa leitura dos dois projetos se faz necessária”, completa Fábio Godoy, gerente da Americandaimes.
Já o projeto de escoramento deve seguir a NBR 15696 no item 4.1.2, trazendo: especificações sobre as cargas admissíveis dos equipamentos utilizados; definição clara e exata do posicionamento de todos os elementos do escoramento; quais serão as cargas nas bases de apoio; informação com plantas, cortes, vistas e demais detalhes, de tal forma que não fiquem dúvidas para a correta execução da montagem.
De acordo com Godoy, os riscos em desenvolver um projeto de escoramento sem o projeto arquitetônico podem ser grandes. “Uma alvenaria não prevista poderá atrapalhar o layout do escoramento, ou possivelmente evitar o escoramento de uma viga caso for apoiada em uma parede. Agora, aliando os dois projetos, arquitetônico e de escoramento, é possível otimizar o escoramento gerando maior economia e evitando possíveis desajustes não previstos”, reforçou.
Escoramento metálico
Lembrando que um escoramento metálico é o mais indicado para garantir segurança e praticidade para uma obra, já que o sistema é composto de peças acopladas que permite escorar provisoriamente estruturas permanentes (lajes e vigas) no decorrer de sua execução, até que adquira resistência para se tornar autoportante. As principais vantagens desse escoramento são que ele dispensa a utilização de tábuas, sarrafos, arames e pregos, além de reduzir o tempo de montagem, diminuindo também o custo de mão de obra e madeiras, com fácil utilização para todos os tipos de obras, suportando cargas elevadas e garantindo a precisão no nivelamento de lajes e vigas.
Para quem está nesta etapa da obra, vale uma conversa com a equipe da Americandaimes, que conta com os melhores especialistas na área de escoramento metálico de grandes projetos.